Unidade Campinas: (19) 2515-3600 | Unidade Vinhedo: (19) 3876-1494 | Unidade Sorocaba: (15) 3357-6329

Neurologia Veterinária

O serviço de Neurologia/Neurocirurgia fornece cuidado veterinário especializado para animais com doenças neurológicas. Isto inclui:

• Afecções do cérebro;
• Afecções do ouvido interno;
• Afecções da medula espinhal;
• Afecções das vértebras;
• Afecções dos músculos e dos nervos;
• Afecções neuromusculares (que afetam a junção neuromuscular).

Além do atendimento direto, há a cooperação com outros serviços especializados (como a oftalmologia e endocrinologia) da VESP, criando assim uma equipe que se complementa e adiciona qualidade aos serviços prestados.

Problemas neurológicos em cães e gatos?

Condições neurológicas não discriminam: elas podem afetar a qualidade de vida das pessoas e dos nossos animais de estimação. Muitas das mesmas doenças em cérebro, medula espinhal, nervos e problemas musculares que afetam os seres humanos, também podem afetar nossos companheiros. Diversas causas como inflamatória, metabólica, traumática, vascular, dentre outras, podem levar a uma variedade de condições, incluindo epilepsia, doenças do disco intervertebral, lesões da medula espinhal, traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc. Muitas dessas condições podem ser tratadas – algumas com drogas, outras com cirurgia.

Como funciona o sistema nevoso dos animais?

O sistema nervoso de um animal é responsável pelo envio, recebimento e processamento de impulsos nervosos em todo o corpo. Todos os órgãos e músculos dentro do corpo do seu animal contam com esses impulsos nervosos para funcionar e é por isso que algumas pessoas comparam o sistema nervoso com uma unidade de controle mestre. Os órgãos dos sentidos fornecem ao sistema nervoso informações sobre o meio ambiente por meio de sentidos como visão, audição, olfato, paladar, tato, pressão e dor. Nervos estão ligados ao longo de todo o corpo para o cérebro. Eles carregam a informação por todo o corpo na forma de sinais eletroquímicos chamados impulsos. Esses impulsos viajam do cérebro e da medula espinhal para os nervos localizados em todo o corpo.

Como é feito o atendimento em Neurologia Veterinária

A neurologia requer que se aborde o paciente iniciando pelo mais importante fundamento da neurologia clínica que é a localização da lesão. Para tal, faz-se necessário uma avaliação neurológica minuciosa e específica realizada dentro dos padrões dos colégios americano e europeu de medicina veterinária que certificam a especialidade. De nada adianta termos recursos diagnósticos como a tomografia computadorizada e ressonância magnética se não conseguirmos identificar o local a ser examinado. Portanto, para que se obtenha sucesso no diagnóstico e tratamento de problemas neurológicos é fundamental que o processo inicie-se pela localização da lesão.

Localizada a lesão, os exames para o diagnóstico podem incluir:
• Análise do líquido cerebroespinhal;
• Exames de imagem como radiografia, mielografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética;
• Estudos eletrodiagnósticos como a eletromiografia;
• Biópsia de músculo e nervo;
• Sorologias
.

A missão da especialidade de Neurologia/Neurocirurgia é fornecer o melhor cuidado médico e cirúrgico disponível para os animais com problemas neurológicos. Buscamos, portanto, o constante aprendizado e atualização sobre problemas neurológicos que afetam cães e gatos.

 

barra vesp

Responsáveis pelo atendimento

barra vesp

Conheça nossas especialidades: