Unidade Campinas: (19) 2515-3600 | Unidade Vinhedo: (19) 3876-1494 | Unidade Sorocaba: (15) 3357-6329

A insuficiência renal é um diagnóstico que expressa uma perda maior ou menor da função renal. Qualquer desvio funcional, de qualquer uma das funções renais, caracteriza um estado de insuficiência renal. Mas, somente a análise dessas funções nos permite afirmar que há perda da capacidade renal e estabelecer níveis de insuficiência renal. Nenhuma prova isolada é suficientemente exata ou fiel para avaliar a função renal, por isso, devem ser feitas várias provas, analisando a filtração, a reabsorção, a excreção e a secreção renal.

SAIBA MAIS:
A Importância dos Rins no Equilíbrio do Organismo

A função primária dos rins é a formação da urina. No entanto, para manter o organismo saudável os rins desempenham diversas funções importantes:

  • Remove as substâncias indesejáveis do corpo filtrando ureia e ácido úrico
  • Reabsorve a albumina e sais desejáveis como o sódio, potássio, cálcio.
  • Excreta substâncias desnecessárias como o fósforo e o hidrogênio.
  • Secreta hormônios para o controle do volume, da pressão arterial, do cálcio e fósforo e da formação de hemácias.

Insuficiência Renal Aguda X Doença Renal Crônica

Insuficiência Renal Aguda

É a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio. Perda rápida de função renal que pode ser recuperada no espaço de poucas semanas. As causas devem-se a desidratação, intoxicações, traumatismos, medicamentos e algumas doenças.

Insuficiência renal aguda pode ser fatal e requer tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível. Tudo depende do estado de saúde do paciente.

 

Doença Renal Crônica

A doença renal crônica é definida como enfermidade renal que está presente de meses a anos. Os termos doença renal crônica (DRC) e insuficiência renal crônica (IRC) se referem à mesma condição. Umas das causas possíveis da DRC é a progressão da doença renal aguda.

LEIA MAIS:

Leia sobre Doença Renal Crônica em: http://vesp.com.br/doenca-renal-cronica-nefrologia-veterinaria/

Leia sobre como é feita a Avaliação da Função Renal: http://vesp.com.br/avaliacao-da-funcao-renal-em-caes-e-gatos/

nefrologia veterinária campinas vinhedo Lilian Stefanoni Ferreira Blumer

Autora do texto:

Profa. Mestre Lilian Stefanoni Ferreira Blumer

 

 

Se você e seu veterinário decidirem que seu pet precisa de um acompanhamento especializado em nefrologia e urologia veterinária, lembrem-se que vocês podem contar com os profissionais da VESP.
Agende uma consulta ou exameEncaminhe um paciente

 

 

Outros artigos sobre Nefrologia e Urologia Veterinária:

Doença Renal Crônica (nefrologia veterinária)

A doença renal crônica é definida como enfermidade renal que está presente de meses a anos. Os termos doença renal crônica (DRC) e insuficiência renal crônica (IRC) se referem à mesma condição. Há muitas causas diferentes de DRC, contudo, no momento que o animal...

Avaliação da função renal em cães e gatos

No exame do trato urnário é necessario fazer uma avaliação clínica e laboratorial completa. O primeiro passo é avaliação clínica do animal por meio da realização do exame físico geral. Durante o exame físico geral do animal nefropata podem ser encontradas algumas...