Unidade Campinas: (19) 2515-3600 | Unidade Vinhedo: (19) 3876-1494 | Unidade Sorocaba: (15) 3357-6329

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Ruptura de Ligamento Cruzado

A ruptura do ligamento cruzado cranial (RLCCr) é uma das afecções mais presentes na rotina ortopédicas de cães e muito estudada atualmente.

A ruptura normalmente é crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho, principalmente o ligamento cruzado cranial, ocorrendo quando o animal realiza um movimento brusco, parecendo que o sinal é agudo, mas na realidade a degeneração do ligamento acontece durante toda a vida do animal e nos dois membros, o que justifica a incidência de RLCCr bilateral em 60% dos animais de algumas raças, dentro de 2 anos.

A fisioterapia é indicada, após a cirurgia, para correção da atrofia muscular, diminuição do edema pós-operatório, controle da dor e promover resistência das estruturas do joelho, ajudando o cão a apoiar o membro o quanto antes. Dentro do protocolo fisioterapêutico são utilizados recursos como a crioterapia e eletroterapia em grupos musculares específicos, além de hidroterapia e laser para melhora da função da locomoção.

Conheça o caso de Nina, que fez fisioterapia após cirurgia para ruptura de ligamento:

 

 

 

Na VESP Especilaidades Veterinárias possuímos atendimento fisioterápico especializado para cães e gatos. Se você tem um paciente que precisa ou virá a precisar deste tipo de tratamento, você pode entrar em contato com a VESP Especialidades Veterinárias e encaminhar o paciente.

 

Agende uma consultaEncaminhe um paciente

 

 

Outros artigos sobre Fisioterapia Veterinária:

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Artrose

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Artrose Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doenças ortopédicas que afetam a sua qualidade de vida, sendo a mais comum a Artropatia Degenerativa ou Osteoartrose (OA), ou...

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Luxação de Patela

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Luxação de Patela A patela é um osso sesámóide que em humanos é mais conhecido como rótula. Uma fenda na parte inferior do fêmur (côndilos) permite que a patela deslize de cima para baixo...