Unidade Campinas: (19) 2515-3600 | Unidade Vinhedo: (19) 3876-1494 | Unidade Sorocaba: (15) 3357-6329

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Reabilitação pós-operatória

A reabilitação pós-operatória é uma importante aplicação da Fisioterapia Veterinária na reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos.

O programa de reabilitação deve ser iniciado dentro de 48 horas após a cirurgia ortopédica. O plano de tratamento pode envolver crioterapia, massagem, laserterapia e eletroterapia, visando à diminuição da inflamação e manutenção da mobilidade, fatores que ajudam no retorno mais rápido do membro à sua função normal.

Posteriormente, a cinesioterapia é instituída de acordo com a técnica cirúrgica utilizada e a aptidão do paciente, geralmente iniciando-se com mobilização passiva e alongamento, quando ainda não há descarga de peso, e gradativamente evoluindo para exercícios de sustentação e caminhadas assistidas à medida que se desenvolve o apoio do membro operado. Exercícios na esteira aquática podem ser realizados assim que retirados os pontos da incisão cirúrgica, pois as propriedades de empuxo e flutuabilidade da água facilitam o apoio, além de oferecer maior resistência ao movimento promovendo ganho de massa muscular. É importante ressaltar que a hidroterapia é desaconselhada em casos de cicatrização por segunda intenção ou fixadores externos devido ao risco de infecção de tecidos moles e osteomielite.

 

 

Na VESP Especilaidades Veterinárias possuímos atendimento fisioterápico especializado para cães e gatos. Se você tem um paciente que precisa ou virá a precisar deste tipo de tratamento, você pode entrar em contato com a VESP Especialidades Veterinárias e encaminhar o paciente.

 

Agende uma consultaEncaminhe um paciente

 

 

Outros artigos sobre Fisioterapia Veterinária:

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Artrose

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Artrose Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doenças ortopédicas que afetam a sua qualidade de vida, sendo a mais comum a Artropatia Degenerativa ou Osteoartrose (OA), ou...

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Luxação de Patela

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Luxação de Patela A patela é um osso sesámóide que em humanos é mais conhecido como rótula. Uma fenda na parte inferior do fêmur (côndilos) permite que a patela deslize de cima para baixo...