Unidade Campinas: (19) 2515-3600 | Unidade Vinhedo: (19) 3876-1494 | Unidade Sorocaba: (15) 3357-6329

A fisioterapia pode prevenir a manifestação de algumas doenças, e ainda ser coadjuvante no tratamento da obesidade. Além de diminuir a expectativa de vida em cães, a obesidade é fator predisponente de hepatopatias, cardiomiopatias, osteoartrite, tromboembolismo, distúrbios endócrinos, sobretudo diabetes. Por esse motivo, a obesidade deve ser abordada de forma multimodal, devendo-se tratar doenças primárias endócrinas, planejar e submeter o animal ao manejo nutricional para perda de peso de forma adequada, associado à prática de exercícios físicos, sendo essa apontada como a maior dificuldade pelos proprietários. A associação da hidroterapia à reeducação alimentar apresenta resultados positivos em 87,5% dos casos, contra aproximadamente 50% de sucesso quando somente o manejo nutricional é realizado12. Os exercícios aeróbicos mais indicados para animais obesos são a natação e a esteira aquática, pois exigem alto gasto energético e promovem baixo impacto nas articulações.

Muitas vezes, artropatias são diagnosticadas como achados em exames ortopédicos ou radiográficos, em animais que podem não apresentar manifestações clínicas. Nesses casos, a fisioterapia precoce pode retardar a expressão das manifestações clínicas de doenças hereditárias como a displasia coxofemoral55 e luxação de patela em graus I e II subclínicas56, através do fortalecimento muscular com eletroterapia e hidroterapia, pois a musculatura representa um importante mecanismo de estabilização das articulações.

 

Confira o vídeo de uma labradora de 10 anos, obesa mórbida, de 53,7kg, com displasia coxofemoral severa bilateral. Não andava até realizar a fisioterapia. Eliminou 20kg com manejo nutricional e exercícios controlados na esteira aquática durante o tratamento!

 

 

 

 

Na VESP Especilaidades Veterinárias possuímos atendimento fisioterápico especializado para cães e gatos. Se você tem um paciente que precisa ou virá a precisar deste tipo de tratamento, você pode entrar em contato com a VESP Especialidades Veterinárias e encaminhar o paciente.

 

Agende uma consultaEncaminhe um paciente

 

 

Outros artigos sobre Fisioterapia Veterinária:

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Artrose

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Artrose Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doenças ortopédicas que afetam a sua qualidade de vida, sendo a mais comum a Artropatia Degenerativa ou Osteoartrose (OA), ou...

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Luxação de Patela

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Luxação de Patela A patela é um osso sesámóide que em humanos é mais conhecido como rótula. Uma fenda na parte inferior do fêmur (côndilos) permite que a patela deslize de cima para baixo...