Unidade Campinas: (19) 2515-3600 | Unidade Vinhedo: (19) 3876-1494 | Unidade Sorocaba: (15) 3357-6329

Animais que necessitam de hospitalização prolongada, como os pacientes oncológicos, politraumatizados ou portadores de distúrbios endócrinos, cardiorrespiratórios e renais descompensados, muitas vezes já apresentam limitações quanto à locomoção devido à doença de base. Segundo Dunning, Halling e Ehrhart, 2005, o programa de reabilitação de animais internados deve ser iniciado assim que o paciente estiver estabilizado, antes do início das complicações inerentes à hospitalização prolongada. Períodos de inatividade superiores a uma semana acarretam perda intensa de massa muscular e intolerância a exercícios, em decorrência a alterações metabólicas e teciduais como diminuição do citoplasma dos miócitos, defeitos em filamentos de miosina, e aumento de enzimas proteolíticas.

Dessa forma, exercícios fisioterápicos em animais internados minimizam e até mesmo evitam reações indesejáveis decorrentes da inatividade muscular. A fisioterapia auxilia os sistemas locomotor e cardiorrespiratório, bem como promove conforto aos animais internados. Contudo, deve-se sempre considerar o histórico do animal e suas condições atuais, monitorá-lo constantemente durante as práticas, e preferivelmente realizá-las próximas à sala de terapia intensiva e emergência para facilitar o atendimento ágil em caso de qualquer sinal de descompensação.

 

 

Na VESP Especilaidades Veterinárias possuímos atendimento fisioterápico especializado para cães e gatos. Se você tem um paciente que precisa ou virá a precisar deste tipo de tratamento, você pode entrar em contato com a VESP Especialidades Veterinárias e encaminhar o paciente.

 

Agende uma consultaEncaminhe um paciente

 

 

Outros artigos sobre Fisioterapia Veterinária:

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Artrose

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Artrose Os cães e gatos geriátricos podem apresentar muitas doenças ortopédicas que afetam a sua qualidade de vida, sendo a mais comum a Artropatia Degenerativa ou Osteoartrose (OA), ou...

Aplicações da Fisioterapia Veterinária: Luxação de Patela

Reabilitação de pacientes com distúrbios ortopédicos: Luxação de Patela A patela é um osso sesámóide que em humanos é mais conhecido como rótula. Uma fenda na parte inferior do fêmur (côndilos) permite que a patela deslize de cima para baixo...